Pudim de ovos

15:33


Porque hoje bateu aquela vontade de algo doce e simples, resolvi fazer um pudim de ovos. Quem não gosta de um pudim e se for caseiro com ovinhos caseiros tanto melhor. Pois bem foi o que fiz, a receita é simples sem grande ciência.

Ingredientes:

Para o pudim:
- Uma medida de ovos
- Uma medida de açúcar
- Uma medida de leite
(usei como medida uma caneca, mas podem usar outra coisa)

Para o caramelo:
- 200gr de açúcar
- 100 ml água a escaldar

Modo de preparo:

Caramelo:
- Numa panela põe o açúcar em lume baixo, deixa o açúcar derreter e começar lentamente a mudar de cor para amarelado, quando atingir esse ponto acrescenta a água a escaldar.
- Mexe um pouco e deixa a calda engrossar, eu gosto do meu caramelo fraco, por isso quando começar a passar do amarelo para o castanho escuro, eu retiro do lume e despejo para dentro da forma de pudim, tentando cobrir os lados da forma, se a calda estiver boa ela vai pegar bem.

Pudim:
- Coloca uma panela ao lume com água (pouca água, de maneira que dê até meio da forma), para ferver.
- Põe os ovos numa batedeira e bate bem, depois acrescenta o açúcar e bate um pouco mais até ficar bem incorporado, a seguir acrescenta o leite e bate até teres um liquido homogéneo. 
- Coloca o caramelo na forma de pudim (de maneira a cobrir toda a forma).
- Deita o preparado na forma de pudim com tampa ou no meu caso que não tenho usei uma forma de castelo (que vais fechar com película aderente e depois prata por cima).
- Quando a água estiver a ferver coloca-se a forma lá dentro, e deixa-se cozer 45 minutos.
- Findo os 45 minutos deixa-se arrefecer e só depois de desenforma.

Dicas: Podes saltar a parte do caramelo e usar o de compra. Se o pudim estiver cheio de buracos ou a esfarelar então ele foi demasiado cozido, se o pudim estiver acastanhado então o caramelo era demasiado fraco e misturou-se com o pudim.





















BOM APETITE!!

You Might Also Like

2 comentários

Obrigada pelo seu comentário...